Como amante da mitologia Grega, trago-vos a história de Eileithyia, a Deusa do parto e da obstetrícia. Repleta de lendas e contos, a mitologia leva-nos a compreender os meandros da mente humana através dos mitos, dos seus Deuses e heróis. Porque, também nós, somos os heróis da nossa própria história.

Apresento-vos Eileithyia, a filha de Hera e de Zeus, a Deusa do parto e da obstetrícia! Os romanos chamavam-na de Lucina.

Os seus símbolos sagrados são uma doninha, e uma tocha e nasceu numa caverna perto de Knossos, que se tornou o principal local de adoração.

Dedicavam-lhe santuários nas cidades de Creta, Lato Eleutherna e uma caverna sagrada em Inatos. Dentro da caverna, as estalactites e estalagmites parecem simbolizar as ações duplas da Deusa, o seu poder em iniciar ou atrasar o trabalho de parto. A própria caverna representa a escuridão do útero e a passagem para fora da caverna mantém uma conexão com o canal de parto.

Entrada da Caverna Eileithyia-  imagem de Maria Giakoumaki

Enquanto a sua mãe, Hera, se dedicava a cuidar e proteger as mulheres casadas, Eileithyia dedicava-se a proteger as mulheres no parto. Daí vem a relação de Eileithyia com a parteira humana, a mulher que ajuda no parto .

Mas, Eileithyia nem sempre ajudava, às vezes, ela evitava ou atrasava os partos,

Ás vezes, Eileithyia era convocada por sua mãe para intervir nos partos das amantes de Zeus, seu pai, que contava com sua ajuda para proteger o nascimento dos seus filhos “bastardos”. Mas Eileithyia nem sempre ajudava, às vezes, ela evitava ou atrasava os partos, como fez com o trabalho de parto de Alcmene, cumprindo as ordens de sua mãe.

Eileithyia-imagem de deviantArt

Hera, amargurada pelo facto do marido Zeus ter engravidado Alcmene, enviou a filha para boicotar o parto. Eileithyia, sentou-se do lado de fora do quarto da bela grega Alcmene enquanto dava à luz. Manteve as pernas cruzadas, cruzando os dedos com força ao redor delas, atrasando magicamente o nascimento do menino. A magia de Eileithyia fez com que o trabalho de parto de Alcmene durasse dias.

A magia de Eileithyia fez com que o trabalho de parto de Alcmene durasse dias.

Então, Galinthias, com a ajuda das Fúrias (deuses da Vingança), enganou Eileithyia dizendo-lhe que o bebé já tinha nascido. Surpreendida pela notícia, Eileithyia abriu as mãos e soltou as pernas e esta reação permitiu que o bebé Hércules nascesse. Quando Hera soube do truque de Galinthias, transformou-o numa doninha.

Quando Hera soube do truque de Galinthias, transformou o homem que a enganou numa doninha.

Quando Zeus engravidou Leto, também ela foi perseguida por Hera e fugiu para a ilha de Delos. Grávida de gêmeos, Leto deu à luz Artemis em primeiro lugar, que ajudou depois a mãe no parto de seu irmão, Apolo.

Por isso Artemis passou também a ser invocada para ajudar as mulheres grávidas no parto sem dor e auxiliar no trabalho de parto, juntamente com Eileithyia.

Artemis passou também a ser invocada para ajudar as mulheres grávidas no parto sem dor, juntamente com Eileithyia.

As deusas Eileithyia e Artemis eram representadas carregando tochas, o que significava trazer as crianças à luz, protegendo as parturientes.

Embora Eileithyia tenha causado o atraso no nascimento de Hercules, era admirada, juntamente com ARTEMIS e Perséfone, a deusa da fertilidade, por trazer as crianças para a luz.

Fonte: <a href="https://greekgodsandgoddesses.net/goddesses/eileithyia/">Eileithyia: https://greekgodsandgoddesses.net</a> - Greek Gods & Goddesses, June 11, 2018