A Márcia procurou-me exatamente 10 dias antes da data da Cesariana, com uma ansiedade extrema. Sabendo que não havia tempo para muito, concentrou-se nas meditações e respiração, ferramentas essenciais para a tranquilizar. Foram apenas 10 dias de prática intensa. Este é o seu relato de parto por Cesariana, com Hypnobirthing.


“Quero aproveitar este momento, com o meu filho nos braços e com o meu coração a transbordar de um amor que não cabe para lhe contar o momento em que conheci o amor da minha vida: o meu Dinis Maria!

Entrei no bloco, como a Cesariana agendada, e tive uma crise de ansiedade que durou 10 segundos. Porque, assim que comecei a sentir o pânico a instalar-se comecei a lembrar-me logo de tudo o que aprendi de forma flash e o meu marido disse-me logo: “amor, lembra-te dos áudios da Maria. 4,8… 4,8”.
E assim comecei a controlar a emoção. Pedi a obstetra que assim que começasse a fazer o corte para me avisar porque iria precisar de me conectar com o meu bebé, e assim foi. Comecei a conectar-me com o meu bebé e a dizer-lhe tudo o que estava a acontecer (apesar de não estar a sentir), o meu bebé nasceu!
Nasceu logo a chorar, de olhos bem abertos e com os braços abertos para abraçar o mundo e aquele que ia ser o maior porto de abrigo dele: o meu colo!

Comecei a conectar-me com o meu bebé e a dizer-lhe tudo o que estava a acontecer

Assim que baixaram o pano para eu o ver caiu-me o mundo, caiu-me tudo e foi a primeira vez que eu e o meu filho olhamos olhos nos olhos um do outro e que sensação mágica e inexplicável foi esta! Puseram o meu menino no meu colo e em questão de segundos ele deixou de chorar e agarrou-se a mim e ao dedo do pai! Sentiu-nos pela primeira vez e nos sentimo-lo a ele!
Tenho-lhe a dizer uma coisa: não me sinto menos mãe por ter tido o meu filho de cesariana, antes pelo contrário, sinto-me a mãe mais completa, mais realizada e mais feliz do mundo!

Obrigada por nos ter ajudado a controlar todos os nossos medos, todos os nossos receios e obrigada por me ter ajudado a que eu não considerasse a intervenção toda uma intervenção traumática. Todos no bloco respeitaram a minha vontade e sobretudo respeitaram a minha hipnose nos 40 minutos que durou a intervenção. Todos no bloco me estavam a ajudar a fazer a respiração e a que tudo corresse da melhor forma possível!

Todos no bloco me estavam a ajudar a fazer a respiração e a que tudo corresse da melhor forma possível!

Pode partilhar o relato de parto, è um orgulho para mim ser um exemplo e poder passar a todas as mães que, independentemente do tipo de parto, todos podem ser mágicos, únicos, humanos e especiais!
Obrigada por nos ter dado tanto Maria, o meu filho nasceu, e eu com ele renasci! ?
Sem si nada disto seria possível!”


Obrigada querida Márcia, o mérito é todo seu, eu apenas a encaminhei para as ferramentas certas.

* O relato está escrito conforme foi enviado pela mãe e retrata a sua perceção.

Mais testemunhos de mães Hypnobirthing
Relato de parto da Mimi
Relato de parto da Helena
Relato de parto do Simão