Artigo publicado na revista De Mãe para Mãe em Outubro de 2019.

EM QUE CONSISTE O HYPNOBIRTHING?
O Hypnobirthing trabalha as emoções e a mente da mãe através da hipnoterapia. Esta técnica “reprograma-a” para eliminar os medos e as ansiedades que atrapalham todo o processo de nascimento. Assim, com estas ferramentas aprende a deixar o seu corpo trabalhar em harmonia.

Em 1942, em Inglaterra, o obstetra inglês Grantly Dick-Read demonstrou no seu trabalho “Childbirth without Fear” que o tempo e as dores do parto aumentam pelo medo e tensão da mãe.

Inegavelmente, a mulher que sente medo fica tensa. E essa tensão provoca o aumento da dor. Read explica que a tríade “Medo–Tensão–Dor” é a principal responsável pelo aumento do sofrimento no parto.

Contudo, quando a mulher engravida, influências desfavoráveis, juntamente com o medo e um ambiente de nascimento inadequado, criam um entorno que ela interpreta como sendo uma situação de perigo da qual quer fugir. No entanto, não podendo fazê-lo, origina-se uma tensão protetora. Esta tensão dificulta a coordenação muscular e a produção de Ocitocina. É tudo isto que determina e influencia o grau de dor. A dor aumenta a tensão, que por sua vez aumenta o medo, e assim se instala um círculo vicioso: Medo-Tensão-Dor.

COMO É QUE O HYPNOBIRTHING PODE AJUDAR?

O Hypnobirthing começa por ajudar a mãe a compreender o impacto do medo e outros pensamentos limitantes sobre o parto e a maternidade. Aumenta a confiança e segurança, com uma gravidez positiva e informada. Este método ajuda a que a mulher se familiarize com o seu corpo, percebendo que este está naturalmente desenhado para conceber, gerar e dar à luz. O Hypnobirthing também prepara a mãe para conhecer a psicologia do nascimento. Ajuda-a a perceber como o estado de espírito e as hormonas facilitam ou prejudicam todo o processo.

QUAL O PAPEL DO PAI OU PARCEIRO DE NASCIMENTO?

O pai, ou parceiro de nascimento, também é preparado para saber exatamente o que fazer durante toda a gravidez e no nascimento. Este é, inclusive, um dos fatores-chave para o sucesso do método. Com a ajuda de diversos exercícios, mãe e pai trabalham em conjunto no parto, independentemente da forma como decorre. Saberão como agir em qualquer circunstância para que o nascimento seja uma experiência positiva, harmoniosa e inesquecível.

MAIS VANTAGENS SOBRE HYPNOBIRTHING:

Estudos demonstram que o Hypnobirthing reduz a duração do trabalho de parto, reduz o nível médio de dor e ajuda a diminuir a intervenção médica e uso de fórceps ou ventosa. Assim, a taxa de cesarianas é mais baixa para quem recorre a este método. Também a necessidade de utilização de Epidural baixa. A hipnoterapia foi reconhecida como “terapia válida” pela British Medical Association em 1892 e, novamente, em1955.

O nascimento não tem de ser doloroso e há forma de ter uma experiência positiva. Cada viagem de nascimento é única e é possível que todas as mães, e pais, tenham uma experiência fantástica. È um momento de total plenitude que ficará registada para sempre na sua memória.

Revista De Mãe para Mãe – Outubro de 2019