Aqui ficam 5 dicas para te ajudar a ter uma experiência de parto mais positiva e tranquila.

1- Aumenta a confiança
No parto, o medo aumenta envia mensagens de perigo para o corpo e este processo atrapalha o nascimento do teu bebé.

O medo aumenta o tempo de trabalho de parto, porque os teus músculos ficam tensos. Por outro lado, reduz o fluxo sanguíneo, tornando o parto mais demorado e doloroso.
Quando aumentas a tua confiança, reduzes o medo e relaxas. E isto facilita todo o processo e ajuda-te a ter um parto muito mais calmo e, obviamente mais confortável.

2- Aprende a evitar a tensão
Se estiveres tensa, gerir a dor é sempre mais difícil!
Relaxamento, respiração e visualização são habilidades naturais de controle da dor que ajudam a lidar com o incómodo físico.

Durante a gravidez, aprende a concentrar-te na respiração e a deixar as preocupações. Este processo ajuda-te a relaxar conscientemente cada músculo do seu corpo. Nas últimas semanas, habitua-te a praticar regularmente estes exercícios. Fecha os olhos, concentra-te na respiração, relaxa cada músculo do teu corpo conscientemente e visualiza o teu parto ideal.

Quanto mais praticares, mais fácil será concentrares-te durante o parto.

3-Acredita em ti e na sabedoria do seu corpo
A gravidez não é uma doença e as mulheres sabem fazer nascer há milhares de anos. Isto, porque o teu corpo está perfeitamente concebido para o fazer de forma natural. No entanto, a sociedade moderna implantou a crença de que o parto perigoso e difícil.
Informa-te, aprende como tudo se processa para desenvolveres confiança em ti, no teu corpo e no teu bebé. Vê filmes de nascimentos bonitos ou lê relatos de partos positivos. Tudo isto ajudará a aumentar a confiança na sabedoria milenar do teu corpo e ter um parto mais tranquilo.

O teu corpo está perfeitamente concebido para parir, no entanto, a sociedade moderna implantou a crença de que o parto perigoso e difícil.

4- Prepara o teu companheiro de parto
Sim, tu farás a maior parte do trabalho, mas não subestimes o apoio de quem te acompanha. Quanto mais informado(a) estiver o teu parceiro(a) de parto, mais te poderá ajudar e participar ativamente no parto. Certifica-te de que o teu companheiro compreende todos os estados, físicos e emocionais, do trabalho de parto. Ajuda-o a preparar-se para te acompanhar e apoiar.
Confia no seu apoio, informa-o das tuas preferências e prepara-o para que seja o guardião das melhores condições de parto. Será também o elo de ligação com a equipa médica para que nada te perturbe.
Juntos são uma equipa!

5- Aprende, prepara-te, pratica e aplica
Evita ser uma mãe passiva e toma as rédeas da situação. Prepara-te, por exemplo com os exercícios de auto-hipnose que te ajudam a relaxar e a concentrar durante o parto. Investe num curso de preparação para o parto onde aprenderás como tudo se vai processar ou numa doula que te irá preparar e apoiar. Em resumo, rodeia-te de uma equipe de profissionais que te ajudem e respeitem.

Se te fizer sentido, escolhe um acompanhamento e pratica o Hypnobirthing que te preparará para ter uma experiência de parto positiva.

E não esqueças que a tranquilidade e boa disposição ajudam à produção de Ocitocina, a hormona mais desejada no parto.

Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos- Hypnobirthing7- Programa de acompanhamento online com Hypnobirthing.
Mais dicas no Instagram