Há bebés que se apresentam de costas, ou seja, de costas com as costas da mãe. Esta é uma posição que tem vindo a aumentar muito nos últimos tempos. Saiba o que fazer quando o bebé está de costas.

Pode acontecer por uma necessidade do bebé mas também pode ser afetada pela postura da mãe.

E porquê?
Porque fomos feitos para caçar, correr, andar… e hoje passamos a maioria do tempo sentadas e reclinadas. Um exemplo: a mãe levanta-se e vai para o trabalho a conduzir ou sentada nos transportes públicos. Chega ao trabalho e está uma serie de horas sentada à secretária. Volta a fazer a viagem de regresso para casa sentada. Senta-se para jantar e reclina-se um pouco no sofá a ver televisão antes de ir dormir.
Ainda por cima, grávida sente-se, naturalmente, mais cansada e tem necessidade de descansar mais um pouco.

Há cada vez mais casos de bebés de costas

Apesar de não haver ainda estudos que o comprovam, presume-se que esta seja uma das razões pelas quais há cada vez mais casos de bebés de costas com costas. Isto porque a mãe passa mais tempo reclinada e a gravidade tende a levar o bebé para trás.
Assim, durante a gravidez, tente andar um pouco mais e estar mais tempo na bola de Pilates. Por exemplo, à noite veja televisão na bola em vez de se deitar no sofá, ajuda a manter a postura.

Sabendo desta situação a mãe estará, naturalmente, mais atenta e preparada para algumas alterações que ajudam a a evitar esta posição.

Esta é uma posição que permite um nascimento natural e, como em quase todas as posições, durante o nascimento muitos bebé movem-se para a posição mais usual com a ajuda da gravidade e da respiração adequada.

Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos- Hypnobirthing7- Programa de acompanhamento online com Hypnobirthing.
Mais publicações no website , no Facebook e Instagram

Imagem Google