Lição 3 – Porquê estar calma durante o parto?Iniciação ao Hypnobirthing

Vamos perceber a razão pela qual é tão importante estar calma durante o parto.

Muitas ou quase todas as mulheres têm algum tipo de receio do parto. Isto, porque estamos programadas para a sobrevivência humana há milhares de anos. Assim, perante um eventual cenário de ameaça, respondemos involuntariamente com o modo de Sobrevivência.


O que é o modo de sobrevivência?

Pode nem ser uma ameaça real, basta um pensamento, uma imagem, algo que leve a pensar num cenário de eventual perigo. Este pensamento é o suficiente para despoletar tensão e entrar, involuntariamente, neste modo de sobrevivência.

Neste modo, o coração bate mais rápido, libertamos Adrenalina e ativamos o Sistema Nervoso Simpático de forma completamente automática. O corpo prepara-se para se defender, enviando o sangue para as extremidades e preparando os braços e as pernas para fugir ou combater (modo Gelar – Combater – Fugir).

Este processo é completamente involuntário e improdutivo no parto pois não fomos desenhados para parir numa situação de perigo. Além disso, precisamos da irrigação sanguínea no útero e não noutras zonas do corpo.


Ciclo Medo- Tensão-Dor

O nosso corpo está preparado para o parto sem sofrimento, mas quando este processo acontece, privamos os músculos da sua energia provocando cansaço e dor. Sim, dor. E quando sentimos dor, ficamos com medo, gerando mais tensão e quanto mais tensão, mais dor.

E assim se instala o famoso círculo vicioso Medo – Tensão – Dor, o principal responsável pelo sofrimento de tantas mulheres.

Vê este filme onde falo sobre como evitar o medo para evitar aumentar a dor do parto 


Cria um registo positivo

Agora que entendestes a importância de evitar o Modo de Sobrevivência para manter a calma durante o parto, é fundamental cuidar dos teus pensamentos, ainda durante a gravidez. É um trabalho a tempo inteiro evitar pensamentos negativos e projeções de cenários de ameaça que possam despoletar o modo de sobrevivência “Gelar – Combater – Fugir”.

Assim, o primeiro passo começa por bloquear pensamentos de ameaça, ainda durante a gravidez.


Próxima lição: Aprende a relaxar na gravidez


Esta introdução NÃO é um acompanhamento Parto sem Medos com Hypnobirthing e apenas  utiliza algumas técnicas que fazem parte do programa.