É imprescindível estar confiante com as decisões que se tomam em relação e durante o parto. Aqui fica uma técnica de Hypnobirthing que te ajudará a saber tomar as melhores decisões no parto.

Embora tenhas escrito as tuas preferências de nascimento no Plano de Parto, é natural que tenhas de tomar tomar algumas decisões durante o parto. Para que as saibas tomar com segurança, é imprescindível que sintas confiança na hora de decidir para que não decidas com base no desconhecimento ou na passividade.

tomar decisão no parto

50% dos nascimentos (Reino Unido) têm algum tipo de intervenção.

Estas podem ser para ajudar o trabalho de parto a progredir ou para alívio do desconforto, por exemplo.

Se alguma intervenção for sugerida durante o parto, e que não seja uma intervenção de emergência obviamente, é importante que estejas segura na tua decisão e podes usar esta ferramenta que te irá certamente ajudar a saber tomar as melhores decisões.

Antes de tomar a decisão sobre a intervenção sugerida, analisa calmamente:

– B- Quais são os BENEFÍCIOS desta ação? Os benefícios de a realizar versus os benéficos de não a realizar
– R- Quais são os RISCOS desta ação? Os riscos de a realizar e de não a realizar.
– A- Existem ALTERNATIVAS ao que foi proposto?
– I- Quais são as IMPLICAÇÕES da ação? Será que irá gerar INTERVENÇÕES  adicionais? O que te diz o teu INSTINTO?
– N- O que acontece se NADA for feito e esperar mais uns minutos ou 1 ou 2 horas?
– S- Mesmo nas situações mais desafiantes, lembra-te de sorrir pois será mais fácil seres compreendida e estarás a acalmar-te.

Como vês, este é um acrónimo BRAINS (miolos). É fácil de decorar: usa o teu cérebro/miolos para tomar as melhores decisões.

É claro que, se houver uma situação de emergência, não há tempo para ponderações e a decisão deve ser rápida. Mas, se o nascimento está a seguir o ritmo de um horário hospitalar, ou se sentes que não sabes bem se esta será a melhor opção, antes de decidir, coloca todas estas questões e leva o teu tempo para decidir.

Seja qual for o procedimento que te é proposto no parto, certifica-te que tomaste a decisão certa, com base em informação e não no desconhecimento ou na passividade.

Mais publicações no Facebook e Instagram

Imagem: fonte yousense