Aconchega o bebé no teu peito assim que nasce, para que se sinta seguro. Após tanto tempo no quentinho e na tranquilidade da tua barriga é importante que o incentives e o acarinhes numa transição tão grande.

Já te colocaste no lugar de um bebé que acabou de nascer?
Já claro, mas não te lembras 🙂

Vamos lá pensar na perspetiva do bebé acabadinho de nascer. Depois de todo o trabalho que teve para vir ao mundo.

Sim, porque o bebé tem um trabalho árduo para nascer. Recorda-te que ´é gentilmente “empurrado” pelas fibras uterinas, vira-se, adapta-se, molda-se durante horas para chegar ao mundo cá fora.

E, depois de todo este processo, este bebé terá de aprender a fazer uma serie de coisas imediatamente.

Já te colocaste no lugar de um bebé que acabou de nascer?

Ora vejamos, pela 1ª vez irá:
– ver luz 
– respirar
– ouvir som direto
– ter de se manter quente
– ter de procurar comida
– chorar

Não é maravilhoso um bebé acabado de nascer já ser capaz de fazer tudo isto pela primeira vez?

E já pensastes também como pode ser assustador, desconfortável ou exigente?

Por isso é tão importante manter o bebé bem aconchegado no teu peito quando nasce. É a melhor forma de o ajudar a sentir-se ligado, acarinhado, aquecido e encorajado a procurar o peito.
Este momento é de capital importância porque irá acalmar o bebé. E ajuda também a alicerçar a ligação entre mãe e filho neste primeiro contacto com o mundo exterior. 

Benefícios do contacto pele a pele:

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a American Academy of Pediatrics  (AAP) e a  Association of Women’s Health, Obstetric and Neonatal Nurses (AWHONN) defendem que os recém-nascidos de termo saudáveis devem realizar o contacto pele a pele após o nascimento durante pelo menos uma hora.

A evidência científica mostra que o contacto pele a pele tem vários benefícios e nenhum efeito negativo, devendo por isso, ser uma prioridade.

•Promove a estabilização dos batimentos cardíacos e movimentos respiratórios
•Reduz o stress e o choro
•Diminui a dor
•Estabiliza os níveis de glicémia
•Ajuda a regular e manter a temperatura corporal do bebé
•Protege o bebé de infeções
•Facilita o processo de vinculação
•Estimula o início da amamentação
•Potencia o sucesso da amamentação exclusiva durante mais tempo
•Diminui a ansiedade materna

Importa também realçar que, em contexto pandémico e mesmo com infeção por SARS-COV-2, as recomendações da OMS mantêm-se. Deve assegurar-se que o contacto pele a pele é realizado, com os cuidados necessários, lavagem das mãos e utilização materna de máscara cirúrgica

Por alguma razão este momento se chama de “golden hour”, porque se trata da hora mais mágica e rica na vida da mulher e do recém-nascido!

E já agora, se ainda não conheces, descobre este Sling fantástico que te permite aconchegar o teu bebé no peito, ainda em ambiente de parto. O Sling Casulo, da Pulguinhas é o primeiro abraço ao teu bebé, assim que nasce.

Imagem Fonte: Aboutkidhealth