Decidi escrever sobre a importância de preparar cuidadosamente o pós-parto porque, como terapeuta, sigo algumas mães com problemas graves no pós-parto. Alguns poderiam ser evitados com alguma preparação prévia. Outros, bem mais desafiantes, devem-se à recuperação acelerada e forçada desta fase. Aqui ficam algumas sugestões para preparar cuidadosamente o pós-parto.


No Hypnobirthing a minha intervenção acaba no parto, mas, o Pós-Parto é um tema que acarinho particularmente. Como terapeuta sei as “mazelas” que este período pode deixar, quando não lhe é dada a devida importância.

Noutras culturas, existe um período de Pós-Parto em que a mãe é acompanhada com total apoio. Ela é honrada, nutrida e acarinhada pela sua rede de apoio. Tem todo o tipo de cuidados que lhe permitem recuperar do trabalho de parto e ajustar-se a esta nova fase. A sua única preocupação é alimentar, criar e reforçar os laços com o seu bebé, e receber o carinho da família e amigos.

Nessas culturas, o pós-parto è um período de recolhimento para recuperar fisicamente e energeticamente e, só após a recuperação, volta lentamente aos seus afazeres habituais.

Em Portugal, não há esta tradição de honrar devidamente a nova mãe que acabou trazer uma vida ao mundo. Pelo contrário, atualmente, há mesmo uma certa pressão social para que trate do bebé, trate da casa, recupere fisicamente e volte rapidamente à “vida normal”.
As consequências desta recuperação forçada e acelerada deixam, muitas vezes, marcas emocionais graves.

É urgente cuidar da nova mãe

A meu ver, é urgente dar atenção a esta nova mãe e ajudá-la a assimilar emocionalmente tantas mudanças. Surpreendentemente, este cuidado pode prevenir e evitar repercussões muito graves na vida da mãe, e de toda a família.

Por todos estes motivos, aconselho as famílias que acompanho a preparar o pós-parto com todo o cuidado, ainda durante a gravidez. A fazer um plano para preparar o pós-parto. Algo simples, mas, que assegura o mínimo de preparação para desfrutar , com tranquilidade, dos primeiros tempos da vida do bebé.

Deixo aqui alguns pontos que pode preparar ainda durante a gravidez:


A equipa Pós-Parto
Identifique a equipa de pós-parto. Esta equipa é composta por todas as pessoas com quem pode contar para este período do pós-parto. Vai desde os profissionais de saúde, terapeutas, até os familiares e amigos que podem dar apoio neste período.
Por exemplo, quem tem disponibilidade e ficaria feliz por ajudar a cuidar dos filhos mais velhos, ajudar a limpar a casa, ir às compras, passear os animais, ou simplesmente mimar o bebé enquanto descansa ou toma um bom banho relaxante?
E recorde-se que pedir ajuda é um sinal de inteligência, e não de fraqueza, como possivelmente lhe ensinaram.


Lista de refeições e de compras
De quantas refeições por semana precisa para a sua casa funcionar sem si, e sem sobrecarregar o seu companheiro? Quais os alimentos e pratos que gosta de comer? Quais os lanches nutritivos que mais aprecia?
Faça antecipadamente uma lista de refeições que pode congelar, encomendar, pedir a alguém para lhe confecionar para não ter de se preocupar com as refeições e lanches nos primeiros tempos.
O mesmo se aplica às compras, faça uma lista de compras e peça às pessoa para fazer as compras e trazer-lhas. Com tempo e organização, ficam felizes por ajudar e liberta-a de mais esta preocupação.


Meio ambiente amigável
Como se vai instalar em casa fisicamente para se sentir segura e apoiada (quarto, sala…)?
Prepare com antecedência o espaço, seja prática! Escolha o sítio onde se sente confortável em vez do mais social ou bonito, junte os materiais de apoio num cesto transportável para não ter de se deslocar, rodeie-se de elementos que a deixam confortável, mas também feliz.


Estes são apenas alguns aspetos a ter em conta, mas há muitos outros. Por exemplo, visitas, estratégias de descanso e auto-cuidado, práticas que a tranquilizem em stress, práticas de recuperação …

E, se por acaso, estás a pensar que talvez não seja preciso tanto planeamento, tens toda a razão. Não precisas, mas garanto que ajudará, e muito!


Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos com Hypnobirthing e CRIA-Filhos Confiantes