Há grávidas que nos marcam e a Joana foi uma delas. Foi das mães que mais e melhor se preparou. Estava confiante, empoderada, informada e preparadíssima. Era daqueles partos que se antevia super tranquilo mas, às vezes, as aparências enganam. Foi um parto super desafiante do qual muitas mulheres, seguramente, teriam desistido. Aqui fica o relato de parto da Joana, com Hypnobirthing. Este foi um dos acompanhamentos dos quais mais me orgulho porque, mesmo com um parto que teve direito a tudo o que não queria, esta mãe nunca duvidou de que seria capaz. Aqui fica a sua visão através do seu relato de parto*.


“Ola Maria, o meu bebé já nasceu.

Mais um Hypnobaby!

Nasceu no dia 9, com recurso a Epidural, Ocitocina e Episiotomia.

Não era bem como tinha planeado mas aceitei pois foi o melhor, de acordo com o sucedido.

Os áudios foram cruciais. Bem como todas as técnicas de Hypnobirthing para todas as 55 horas de trabalho de parto, das quais 45 horas sem analgesia.

Parte do trabalho foi feito em casa, cerca de 28h, super tranquila e bem disposta.

Fiz as respirações, ouvi os áudios e foi mesmo importante a preparação que fizemos.
Após cerca de 40h, estava ainda com 5cms e, no hospital, após 12h sem grande evolução, pedi Ocitocina.

O meu plano de parto era bem diferente mas tive de agir de acordo com o que estava a acontecer.

E temos connosco um Duarte muito tranquilo que nasceu com 4,060 Kg (não estava previsto, 8 dias antes a eco previa 3,150kg, foi uma surpresa).

Muito obrigada pelo acompanhamento, foi sem duvida crucial, apesar de um trabalho de parto muito longo, nunca duvidei de que seria capaz. Acreditei sempre até ao fim. “

Nunca duvidei de que seria capaz. Acreditei sempre até ao fim.

Obrigada eu minha querida Joana, pelo seu relato de parto e pela confiança!

Por isso alerto sempre para o facto de, mesmo com um plano de parto com plano A, B e C, o parto ter os seus próprios planos. E, para saber tomar decisões, é imprescindível que esteja informada sobre todas as opções, mesmo as que não fazem parte das preferências.
Só assim poderá participar de todo o processo e fazer parte das tomadas de decisão, em consciência, e não por desconhecimento ou passividade.

E este é um bom exemplo de que é possível ter uma experiência positiva, mesmo nas condições mais adversas e desafiantes.


* O relato está escrito conforme foi enviado pela mãe e retrata a sua perceção.

Mais testemunhos de mães Hypnobirthing
Relato de parto da Helena
Relato de parto do Simão
Relato de parto da Emma