A Rute fez todo o acompanhamento duvidando se as técnicas de Hypnobirthing resultariam na hora H. Mesmo duvidando, dedicou-se, aprendeu e praticou, seguindo todas as indicações, e aqui está o seu bonito relato de parto, com Hypnobirthing.


“Tem mais um parto e bebé hypnobirthing e eu não podia estar mais feliz com a escolha que fiz Mil obrigados pela diferença que fez mas nossas vidas!

A Beatriz nasceu ontem às 7:02 da manhã ?. O parto não começou com ondas mas sim a meio da noite com o rebentar das águas às 41 semanas, às 3h da manhã e sem qualquer outro sinal de parto. Sem sinais de alarme no líquido, decidi vir para a maternidade apenas de manhã.
Infelizmente o meu médico estava de férias e fui atendida pelo médico de urgência. Sem contrações e útero praticamente fechado e alto. A médica falou logo em induzir. Disse que queria esperar pelo menos 24h após a rotura da bolsa se tudo estivesse ok, ela disse que costumava apenas esperar 12h mas aceitou ver como as coisas avançavam.

A médica falou logo em induzir.
Disse que queria esperar pelo menos 24h após a rotura da bolsa se tudo estivesse ok.

Entreguei o plano de parto internei por volta da hora de almoço. No quarto começaram os exercícios na bola os áudios e respirações.
As 15h a médica veio avaliar, colo alto e só tinha evoluído até 2cm. Voltou a pressionar para induzir dizendo que os exame não indicava que fosse entrar em trabalho de parto. Mas eu só pensava: o meu corpo sabe parir.
Voltei a falar nas 24h e ela disse que voltava mais tarde. Continuei com os exercícios e meditações, ouvi música, rimos os dois juntos. Por volta das 21h a médica voltou para falar na indução.

Acreditei no meu corpo e voltei a falar nas 24h

O CTG não estava captar o sinal das ondas, mas eu sabia que as tinha e já regulares o sensor do CTG estava simplesmente mal posto, descobri depois.
Ela não acreditou e disse-me que não estava em trabalho de parto. Acreditei no meu corpo e voltei a falar nas 24h, e a médica aceitou voltar ao fim das 24h. Quando veio, eram quase 4h da manhã já eu tinha contrações muito intensas, tinha vomitado duas vezes e ao fazer o toque estava com 4 cm. A médica ficou surpreendida, disse que o TP tinha começado e agora era aguardar.

Acabei por pedir apenas paracetamol e deitei-me a tentar dormir.

As contrações eram muito dolorosas, apesar de não querer neste ponto considerei pedir Epidural, tinha dormido apenas 1:30h tinha muito sono e estava muito cansada. Acabei por pedir apenas paracetamol e deitei-me a tentar dormir.
Entre as 4h e 5 da manhã estive com o paracetamol deitada a ouvir vários áudios de meditacões em loop. Só acordava durante as dolorosas contrações e lembro-me de ouvir sempre a sua voz no meu ouvido a dizer para relaxar e outras coisas boas. O pai tinha adormecido e não o quis acordar. Pouco depois das 5h acordei com uma grande vontade de ir ao WC mas comecei a perceber que não era uma vontade normal.

Só acordava durante as dolorosas contrações e lembro-me de ouvir sempre a sua voz no meu ouvido a dizer para relaxar e outras coisas boas.

Chamei a enfermeira, estava já com a dilatação completa (de 4 a 10 em 1 hora e meio a dormir, ainda hoje não percebo bem o que aconteceu). Fui logo para o bloco de partos e estive lá aproximadamente 1 hora. Foi muito rápido, fui muito respeitada e o nosso parto foi muito elogiado por todos por ter sido tão rápido e ter corrido tão bem.
O parto foi assunto entre a equipa de enfermagem. Disseram-me que estava muito bem preparada mentalmente e que realmente a cabeça faz uma grande diferença e eu só tenho a concordar. Não foi tudo perfeito, mas tenho a certeza que não teria sido como foi sem si e o curso de hypnobirthing.

O parto foi assunto entre a equipa de enfermagem. Disseram-me que estava muito bem preparada mentalmente e que realmente a cabeça faz uma grande diferença e eu só tenho a concordar.

Vim sem medos e acreditar em mim e na minha bebé e hoje tenho uma menina muito simpática e tranquila, que fez tudo bem durante o parto. Fomos uma equipa fantástica e valeu cada segundo. Muito obrigada mesmo por este trabalho, nunca nunca me vou esquecer daquilo que fez por nós neste momento especial.
Quero mesmo partilhar com os futuros pais que vale a pena seguir os exercícios e praticar as meditações. Eu própria entrei no curso um bocadinho cética, pensei muito se deveria investir ou não e houve vezes que achei que na hora H não ia servir de muito, mas serviu mesmo de muito. Tive um parto mais feliz do que alguma vez imaginei vir a ter.

Eu própria entrei no curso um bocadinho cética, pensei muito se deveria investir ou não e houve vezes que achei que na hora H não ia servir de muito, mas serviu mesmo de muito.

Aliás, tenho a certeza que a evolução do colo na ultima hora, num estado que não era dormir nem acordada foi qualquer coisa de meio místico mas muito trabalhado ao nível do subconsciente. Se estivesse acordada o medo provavelmente não deixava ser possível uma evolução dessas e devo isso ao curso. Claro que o apoio do pai foi muito muito importante bem como as pessoas que me receberam aqui no hospital, sobretudo equipa de enfermagem. só tenho a dizer bem. Apoiaram-me sempre e esforçaram-se por cumprir o plano de parto.

Tenho a certeza que a evolução do colo na ultima hora, num estado que não era dormir nem acordada foi qualquer coisa de meio místico mas muito trabalhado ao nível do subconsciente.


Escrevi isto ainda na cama da maternidade. ❤️ As meditações foram as minhas companheiras para dormir todos os dias, nunca chegava ao fim acordada, adormecia sempre a meio, e foi isso que a minha mente fez quando estava em trabalho de parto ativo, sem Epidural, mesmo quando a enfermeira disse que não ia conseguir dormir. A mente estava muito habituada a dormir com as suas gentis e confiantes palavras, mais as respirações.

Não mudava nada! Obrigada por tudo de bom que trouxe para a minha vida.


Não mudava nada! Obrigada por tudo de bom que trouxe para a minha vida, até ao pós parto que tem sido muuuito desafiante, é uma terapeuta incrível e merece tudo de bom. Grande beijinho


Obrigada eu, querida Rute, são estes relatos que me enchem o coração e me dão forças para fazer sempre mais e melhor todos os dias.


* O relato está escrito conforme foi enviado pela mãe e retrata a sua perceção.

Mais testemunhos de mães Hypnobirthing
Relato de parto da Helena
Relato de parto do Simão
Relato de parto da Emma