Aqui fica o relato de parto da Natália, com Hypnobirthing. A Natália procurou-me ainda em Portugal, num período de insegurança e fragilidade. Durante o acompanhamento mudou-se para o Brasil, dando uma volta completa á sua vida tal como à sua visão da gravidez e parto. Neste bonito relato de parto, conta-nos como trouxe o Arthur ao mundo em total conexão e amor com a ajuda do Hipnoparto.


“Sou mãe solo e vivi um puerpério saudável e amoroso. Para mim, esta é a maior comprovação de sucesso do Hypnobirthing em minha história de gravidez. Mas calma lá, o que tem a ver o puerpério com a gravidez e o parto?
TUDO. 

Eu tive uma experiência de parto positiva, e isto não se deve por sorte, mas sim devido a todo preparo, entrega e dedicação. E, ter a sensação de que tive meu protagonismo para fazer meu melhor me trouxe muita maturidade e empoderamento para viver um puerpério mais que positivo.

Mas vamos do começo…
O ano passado foi um ano muito desafiante. Tive uma perda gestacional em fevereiro, em junho meu pai faleceu, em julho descobri a gravidez e no mesmo julho me separei de um relacionamento de 20 anos. Senti muitos medos, solidão, abandono, não estava feliz, vivi um grande vazio.

Até que conheci a Maria Ribeiro no instagram, participei de um Gravidário, me conectei e então resolvi mergulhar nesta ferramenta maravilhosa facilitada por ela. 

Me senti muito acolhida em todas as sessões além de todo o conteúdo colocado da forma mais didática possível. Estar presente em todos os encontros, praticar as meditações e realizar todas as lições me deu muito prazer e me trouxe muita confiança e reconexão comigo mesma, com minha potência como mulher e com o meu bebé.

Movi mundos e fundos, mudei de país, de casa, de obstetra fiz tudo o que estava ao meu alcance pois sabia que estas ações facilitariam meu processo.

Lembro-me como se fosse hoje, mergulhei neste processo tão intensamente que quando cheguei às 38 semanas eu estava feliz, relaxada, em paz e, ao mesmo tempo, animada com a sensação de que em breve viveria o parto (algo que a princípio me causava medo e ansiedade). 

Então o grande dia chegou, senti sempre a presença da Maria através dos áudios que ouvia e, imediatamente me levavam para meu lugar seguro.

Meu parto foi intenso, longo e com caminhos diferentes do que idealizei, como se fosse um grande reflexo da minha vida e do que vivi desde o ano anterior.

No entanto, foi um parto muito positivo, pois eu estava ativa, bem preparada e participei de todos os processos e decisões. Usei sempre a respiração e as afirmações positivas, vocalizei e autorizei a mulher mamífera que habita em mim se expressar livremente sem amarras e julgamentos.

Pensei que fosse morrer pois as ondas estavam intensas e praticamente sem intervalos entre elas, senti como se estivesse me afogando no meio do oceano, então achei que não ia conseguir, porém lembrei-me que em uma das últimas sessões este tema foi abordado e que era um bom sinal, significava que meu bebê estava perto, então repeti internamente minha afirmação preferida em “non stop”.

Quando chegamos na dilatação total, visualizei o meu bebé descendo e chegando a este mundo a partir de um botão de uma flor desabrochando, e, mesmo muito cansada, segui meus instintos.

Cheguei a adormecer entre as contrações do expulsivo até que o portal se abriu definitivamente e pude me despedir com muita Ocitocina, endorfina e emoção da antiga Natália que habitava em mim e então, dar as boas vindas a Natália mãe e ao filho.

Assim que ele foi entregue em meus braços (lembro deste momento em câmera lenta)  ainda envolvido de sangue e vérnix eu pude repetir mais uma vez minha afirmação para mim mesma: “Eu estou segura, meu bebé está seguro, tudo está bem”


A Natália fez o acompanhamento em grupo, apesar de todos os desafios, nunca faltou a uma única sessão, aprendeu, praticou e empenhou-se em preparar-se para que a sua gravidez e parto se transformassem numa experiência positiva.

Foi uma honra acompanhar esta mulher com M GRANDE e ver a sua transformação. Vi-a empoderar-se, ganhar forças, vi crescer a confiança e a segurança que a levaram a este bonito relato.

Obrigada querida Natália por partilhar a sua bonita história. Foi um privilégio poder acompanhá-la e ajudar a trazer o Arthur ao mundo neste registo de pura entrega e amor.


Relato de parto da Inês
Relato de parto da Lea
Relato de parto da Helena
Relato de parto do Simão
Relato de parto da Emma
Relato de parto da Cláudia